segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hora das compras

Tem uma coisa que gosto muito de fazer, ir ao supermercado. Só que as minhas compras sempre foram de artigos destinados exclusivamente ao meu consumo. Ultimamente tenho acompanhado minha mãe nas idas ao supermercado. As compras pra casa são bem diferentes das compras que eu costumava fazer.

Essa coisa de fazer rancho, como a gente chama, chega ser chata. Quando cheguei a esta conclusão pensei que logo logo eu e o Isac também vamos fazer nosso rancho. Aí comecei a ficar levemente preocupada. Não pela incapacidade de comprar, mas pela forma que as compras serão feitas.

Se as empresas planejam atrair seus clientes através das embalagens, e assim vender seus produtos, elas me ganham. Adoro embalagens coloridas, bonitas, diferentes e tudo que invariavelmente é mais caro. Já meu digníssimo esposo procura as promoções, compara a qualidade e quantidade dos produtos e por aí vai.

Na nossa primeira compra vamos buscar o equilíbrio entre as coisas LINDAS e as necessárias.

Buscando uma sugestão de lista de compras encontrei uma no site Guia de Casamento, na área de recém-casados. Acompanhe a lista, e depois dela meus comentários sobre alguns itens...




  Café da Manhã básico
  Café, chá e leite
  Leite em pó
  Achocolatados
  Açúcar e adoçantes
  Filtro para café
  Pães
  Bolachas
  Manteiga ou margarina
  Frutas diversa
  Café da Manhã Opcional
  Frios
  Torradas
  Geléias diversas
  Cereais matinais
  Iogurte
  Sucos de frutas
 Almoço e Jantar Básico
 Arroz
 Feijão
 Temperos
 Ovos
 Azeite e vinagre ou limão
 Óleo
 Sal
 Macarrão
 Molho e extrato de tomate
 Queijo parmesão ralado
 Legumes e verduras
 Carnes, aves e peixe
  Gelatinas e pudins
Almoço e Jantar Opcional
*Enlatados (milho, ervilha, etc.)
Farofa pronta
**Batata palha
***Purê de batata pronto
Catchup e mostarda
****Tortas prontas
*****Verduras e legumes prontos
para o consumo
Pratos prontos congelados
variados (carnes, aves,massas)
Creme de leite
Leite condensado
Sopas prontas
******Conserva (palmitos,
champignon, etc.)
 Diversos
 Farinha de trigo e fermento
 Farinha de rosca
 Maisena
 *******Lentilha
 ********Grão de Bico
 Coco ralado
 Palitos de dente
 Fósforos e velas
 Pilhas
 Lâmpadas
 Iseticidas
 Graxa para sapato
 *********Limpa-prata
 Lustra-móveis
 Algodão
Limpeza - Cozinha e Lavanderia
Detergente líquido
Esponja para copos e pratos
Palha de aço
Sacos plásticos para guardar alimentos
Papel alumínio
Filme de PVC
Guardanapos de papel
Pano de chão para cozinha
Produtos de limpeza chão, vidros...
Sacos para lixo
Flanelas
Sabão em pedra
Sabão em pó para roupa branca e colorida
Sabão para roupas delicadas
Alvejante, amaciante
 Banheiro e Higiene Pessoal
 Desinfetante e água sanitária
 Papel higiênico
 Lenços de papel
 Lâmina e creme de barbear
 Fio e pasta dental
 Cotonetes
 Sabonetes
 Absorventes
Coisas que a gente precisa e não consta
na lista sugerida
Pipoca
Maionese
Tabletes de tempero
Álcool em gel
Acetona
Desodorizador sanitário e de ambientes



Os comentários:

*Enlatados (milho, ervilha, etc.) - Quanto tempo costuma durar esses enlatados? Pq eu não como milho nem ervilha, quando alguém for comer cachorre-quente lá em casa eu compro. Item excluído.

**Batata palha – Vários pacotes.

***Purê de batata pronto - Existe purê de babata pronto??? Isso é o cúmulo da preguiça até pra mim. Deixa que a gente faz. Item excluído.

****Tortas prontas - A de peito de peru da Sadia é item obrigatório na lista.

*****Verduras e legumes prontos para o consumo - São aqueles dos pacotes fechados a vácuo né? Credo. Tenho medo. Ervilhas mega verdes. Cenouras anãs, não esse não vai não… Item Excluído.

******Conserva (palmitos, champignon, etc.) – Chique né? Acho que vão ficar para ocasiões especiais.

*******Lentilha – Preciso aprender primeiro a fazer feijão. Lentilha a gente come no ano-novo, e feita pelo sogro. Item Excluído.

********Grão de Bico – Sem chance. Item excluidíssimo.

*********Limpa-prata – Juraaaaa que vou ter objetos de prata pra serem limpos. No máximo os meus brincos. Por enquanto, item excluído, quem sabe daqui uns anos...


Agora conto com as experiências de quem faz compras todos os meses. Faltou alguma coisa?

Quero dicas, afinal, não posso continuar fazendo compras igual essa aí de baixo né?!


4 comentários:

  1. eu vi esse post ontem... adoreiii... te mandei email falando dele... :D

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Bem, eu faço compras TODOS os meses, e olha que nem sou mais casada. Na 1ª ida ao super pra casa nova a gente precisa de TUDO. Inclusive vassoura, rsrssr! Afinal de contas não se tem nadinha em casa. Leva em consideração que você e o Isac trabalham fora e não fazem todas as refeições em casa. Produtos de higiene e limpeza é item certo da lista. Em todas as compras. E besteirinhas?? Ah...sempre tem lugar no carrinho...e em relação ao maridão ele tá certíssimo! Mas não fica pesquisando muito de mercado em mercado porque econimiza em uma coisa e acaba gastando em outra. Espero ter contribuido...bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha linda, lá em casa quem faz as compras é o meu marido, não sei comprar nada para casa deixo tudo por conta dele. No meu carrinho só vai os considerados superfluidade
    Opssss, já estava esquecendo a minha cervejinha,
    com certeza não falta.
    Beijocas

    ResponderExcluir